top of page
  • Daniela Soriano

Liderança

Atualizado: 30 de ago. de 2023

Quando falo de Líderes, não me refiro apenas aqueles que possuem um cargo de liderança, mas sim, aqueles que exercem a liderança. Então, tenha em mente que, não é necessário ter um título de Líder para liderar! Você lidera quando é capaz de inspirar, orientar, capacitar e quando é capaz de causar um impacto positivo na vida de outras pessoas.


Líderes cuidam e são eternos aprendizes! Liderança é influência, não autoridade!

O Líder deve ter coragem e empatia, além, de ser capaz de construir conexões, inspirar confiança, ser ávido pelo conhecimento e capacitação. Líderes são curiosos e tem a habilidade de escutar o que não é falado e ouvir o que não é dito. Liderança é sobre compromisso, comprometimento e compreensão!

Há algumas características que eu penso que grandes líderes devem ter:

Empatia, perspectiva (visão abrangente) e humildade para estar sempre aprendendo. Líderes costumam, com frequência, preocupar com o seu status ou sua posição nas organizações, esquecem o seu verdadeiro trabalho. E o verdadeiro trabalho de uma líder não é estar no comando, trata-se de cuidar daqueles sobre o seu comando.


Acredito que grande parte dos Líderes não entendam isso e, percebo que, não são treinados para este novo desafio. No início de nossas carreiras, a nossa responsabilidade é entregar as demandas que nos foram passadas. E as empresas proporcionam treinamentos técnicos para aprimorarmos nossa capacitação. Em alguns casos, quando sobressaímos, nos é dado a posição de liderança. Mas ninguém nos mostra como liderar. É por isso que grande parte dos profissionais se tornam Gerentes e não Líderes. Por mais que, o profissional tenha um perfil para a liderança, acredito que, seja essencial que haja uma transição, uma orientação, um acompanhamento, para que possamos ter realmente Líderes preparados para exercer uma posição de liderança.


É necessário lembrar sempre que, gerenciamos coisas e lideramos pessoas! Uma das minhas citações favoritas é:

"se suas ações inspiram os outros a sonhar mais, aprender mais, fazer mais e se tornar melhores, você pode se considerar um verdadeiro Líder!"
bottom of page